fbpx

Carinho no Ninho

Essa primeira curadoria da EFFORYOU foi inspirada no livro da escritora Virginia Wolf. Um ensaio que teve como mote palestras suas para duas faculdades inglesas exclusivas para mulheres. Wolf defende que para escrever a mulher precisa, antes de qualquer coisa, ter um teto seu e meios financeiros. Só assim terá sua liberdade intelectual garantida.

Aqui fiz uma seleção para você acarinhar e fortalecer seu canto, sua casa, seu espaço, seu ninho. Ter um espaço que nos represente e inspire é fundamental  para realizarmos aquilo que desejamos. 

“Aqui estou eu, perguntando-me porque as mulheres não escreviam poesia durante a era elisabetana, e não tenho certeza de como elas eram educadas, se alguém as ensinava a escrever; se possuíam salas próprias, quantas mulheres tinham filhos antes dos vinte e um anos; o que, em resumo elas faziam das oito da manhã até às oito da noite”

“Se uma mulher escrevia, tinha que escrever na sala de estar, com todos os demais.”

“Tranquem as bibliotecas, se quiser, mas não há portões, nem fechaduras, nem cadeados com os quais você conseguira trancar a liberdade do meu pensamento”.

“Pois todos os jantares foram preparados, os pratos e o copos, lavados; as crianças enviadas para a escola e soltas no mundo. Disso tudo, nada permaneceu. Tudo se esvaneceu.”

“A liberdade intelectual depende de coisas materiais. A poesia depende da liberdade intelectual.”

“Portanto, quando lhes peço que ganhem dinheiro e tenham um espaço para si, estou pedindo, ao que parece, que levem uma vida revigorante na presença da realidade, quer consigam ou não transmiti-la”.

“Ouço-me dizer breve e prosaicamente que é muito mais importante ser você mesma do que qualquer outra coisa.”

Um Teto Todo Seu. Virginia Woolf.