fbpx
hero desaguando

Desaguando Histórias

As mulheres passam, durante sua vida, por inúmeras pequenas mortes.

 Momentos em que as rotas foram desviadas, que sonhos foram desfeitos, corações foram partidos e dessa forma algo em si mesmo morreu. Te convido a escrever uma carta de amor ao seu sofrimento* e enviar para a EFFORYOU. Você produz sua escrita, se escuta, se observa e tem sua história compartilhada com outras mulheres, no Desaguando Histórias, um podcast de leitura de cartas.

*termo extraído do livro “Mulheres que correm com os lobos”

Uma corrente de fortalecimento através do rito de escrever, de compartilhar, de pertencer.

Eu amo esse projeto, amo porque me faz sentir o poder do grafite, do ranger do lápis no papel. Talvez eu seja analógica demais, então vamos atualizar.  Eu amo por que sinto o som metálico das teclas sendo empurradas, formando letrinhas ariais ou verdanas, times new roman, já é demais, né?

Formar palavras que formam ideias, que formam histórias e remontam épocas, que nos fazem concretizar a caminhada que fizemos até chegar aqui ou ali. Até chegar no hoje, no ponto de desaguar nossas histórias, nossos desamores, mágoas, viradas, finais, partidas e recomeços.

Escolha qual capítulo de sua trajetória você quer narrar e transforme o silêncio pesado e enclausurado em movimento, em enunciado.

Deixo aqui questionamentos que podem te ajudar nessa escrita:

Defina um momento importante de virada em sua vida. Uma dor que a fez mudar de rota, um caminho interrompido, algo que tenha marcado a sua trajetória.

Quais foram os medos, os desafios ao passar por esse ponto de sua estrada?

Como você o vê hoje?

Como você se sente hoje?

Enderece sua carta para alguém. Conte para uma amiga, para você mesma no futuro.

Aprendemos ao escutar histórias. Uma tradição oral que deve ser resgatada e mantida.

Atualmente elegemos algumas mulheres como protagonistas, escutando e aprendendo com elas. Eu quero ampliar essa rede.

Nossos saberes e nossas trajetórias são importantes. Acredito nisso e quero muito conhecer sua história. Tenho certeza de que outras mulheres terão histórias similares à sua e que amarão ouvi-las.

Se você não se sente confortável em expor sua vida, outras pessoas e pontos delicados, invente personagens, poetise, use metáforas, mas não deixe de me contar.

Sua história poderá ser compartilhada e publicada em diversos circuitos audiovisuais como youtube, instagram, spotify e/ou similares pela EFFORYOU.

Uma rede de partilha.

Um processo importante de reflexão e troca.

Vem desaguar!

    Se tiver vontade, mas muitas dúvidas… me escreva!

    contato@efforyou.com com o título Desaguando Histórias.