fbpx

Pijamas

Nunca gostei muito de pijamas sensuais, de cetim, rendas, curtos, apertados, muito decotados. Pijama tem que ser macio, confortável e leve. Tem que ser algo que abarca o corpo, tem que ser cheiroso. Cheirinho de verveine.

E lá me vi odiando pijamas… Ódio das manhãs intermináveis, eu e a(s) cria(s), em casa, enquanto eles iam aos seus trabalhos. Iam ser gentes longe de vômitos, de cocôs, de manhas, de regurgitos. Da falta de ir ao banheiro sozinha, da falta de liberdade, da falta de conversas. Uma teia invisível e duradoura que suga as mães que vivem isoladas em suas casas, numa falsa felicidade de estar “construindo família”.

Deixo uma ideia para as mulheres que ainda pensam em ser mães. Construam uma vila para vocês que tenha um quintal comunitário e ali todas e todes serão responsáveis pela criação das crianças. O ditado africano de que se precisa de uma aldeia para criar uma criança é de uma verdade absoluta. Só assim não teríamos tanta disfuncionalidade e tantas mulheres precisando sair de seus porões e de suas armaduras e renascerem aos 35, 40, 45, 50, 60, 70. Esses processos deixam marcas profundas e cicatrizes visíveis e invisíveis.

Eu hoje quero dormir pelada. Sem calcinha (aprendi faz tempo os benefícios da ventilação de nossas vulvas). Quero acordar e colocar roupa de ser. Quero poder participar, pertencer e ser amada, independente do papel de mãe. Faz bem para mim, para os meus e para os que virão. 

E mais uma vez um vírus letal me jogou na casa das calças de moletons, das camisetas de propaganda e da falta de contato. Sinto-me presa em paredes repletas de pijamas, de todos os tipos, cores e modelagens. Sempre estão sujos, desgastados, velhos e esburacados. Perderam elástico, elastano, colágeno, ops! estou virando um pijama, me metamorfoseando. Logo eu, que já faz um tempo que não consigo dormir.

Recentemente comprei pijamas para os meus filhos. Pijamas lindos feitos por uma mulher. Uma empreendedora que deve ter uma relação linda com essas roupas de dormir. Meus filhos querem ficar o dia inteiro nos pijamas deles. Pijamas que embalam sonhos, brincadeiras e que apenas são. Ando repensando e acho que vou em breve comprar um que me caiba.